terça-feira, 5 de julho de 2011

A chuva e as queixas

A gente se queixa do frio no inverno. E do calor no verão.
A gente se queixa se chove, se não chove, se o céu fica cinza...
A queixa parece fazer parte do repertório humano.
Mas ando pensando, cá com os meus botões, que "queixar-se" é diferente de "reclamar".
Talvez o queixar-se reflita um descontentamento interno (daí o uso do reflexivo "se": "queixar-se"), um desgosto, algo mais sutil e subjetivo. Nós nos queixamos de algo quando na verdade o que pode estar incomodando é outra coisa que nem sempre conseguimos detectar, perceber (mas que está relacionada com o motivo da queixa).
Talvez o reclamar se refira a coisas mais objetivas e pontuais. Reclamar de um mau atendimento, de um produto com defeito, de uma prestação de serviço mal feita, de algo que causa danos...
Mas e quando o dano é moral? [Quando o que nos afeta vai tão fundo que acaba sendo soterrado embaixo de camadas e mais camadas que nos protegem de sentimentos conflituosos e emoções que podem fugir de controle?]
Quando ouço alguém se queixar da chuva, acho que o que incomoda, no fundo, é a total impotência em controlar o clima, em ter a liberdade de ir e vir afetada, prejudicada, em poder  fazer o que gosta e quer num dia chuvoso (como ficar em casa debaixo do cobertor...).
Quando eu reclamo que estou molhada por causa da chuva, estou reclamando do mal estar causado por estar encharcada, por causa de pés e pernas molhados e frios que me deixam o corpo todo tremendo. É mais físico.
Posso estar enganada... ou não, como diria Caetano.
O fato é que tento a cada dia me queixar menos e "reclamar mais" (unindo a reclamação a alguma atitude ou ação concreta que ajude a resolver os problemas).
As queixas... bem, essas vou ter de resolver entrando em contato com um lado mais profundo de mim mesma, compreendendo a razão de insatisfações, medos, inseguranças, encarando de frente o que tento evitar (porque quando tomo consciência de algo que não vai lá muito bem, preciso tomar uma atitude).
E, quer saber? Não há nada melhor do que um belo dia de chuva pra fazer a gente olhar pra dentro, descobrir o que não anda bem e entender a razão de algumas queixas...

Dia de chuva.
É para a gente rasgar cartas antigas...
Folhear lentamente um livro de poemas...
Não escrever nenhum...
(Mario Quintana)

4 comentários:

  1. Eu passei uma pilha enorme de roupa e reorganizei meu armário nesse final de semana. Acho dias chuvosos bem propícios para rasgar cartas antigas... e arrumar o armário!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Denair. É bom aproveitar os dias de chuva para colocar a casa em ordem (tanto a casa - espaço de moradia - quanto a "casa interior"). Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm... em dias frios eu prefiro encontrar alguém bom de papo, com uma conversa boa de conteúdo, pode ser amigo, amiga, filhas, irmãs, enfim... boa companhia e um cinema com um gostos lanche quente depois, isso tudo aproxima, o próprio clima propicia que fiquemos mais juntos, intimistas, querendo até trocar o calor de um corpo com o outro para aquecermos juntos... bom.. essa a minha visão...

    ResponderExcluir
  4. Você sabe aproveitar e curtir um dia chuvoso, Big! É isso mesmo, cada um escolhe a melhor forma de encarar a chuva. Beijão no coração!

    ResponderExcluir