domingo, 11 de setembro de 2011

Lei de ação e reação

Este texto é meu desabafo. Se você é americanista e acha que os Estados Unidos são o máximo, nem leia. [E nem adianta me criticar. É o meu blog e nele escrevo o que eu quiser. Você é livre para sair desta página imediatamente. Não vá reclamar depois. Eu avisei!]

Há uns 20 anos, ouvi de uma doutora em psicologia, durante uma palestra:

Quando uma criança vem correndo, bate na porta e cai, é muito comum os adultos darem tapas na porta e dizerem: "porta feia, machucou o nenê!" A criança, achando que a porta é a causadora do machucado, levanta, bate na porta e a culpa. Mas o fato é que a porta nada fez contra o bebê. Ele é que veio correndo e bateu na porta, causando o próprio machucado. Claro que não foi intencional, mas diante da repetição desse comportamento adulto, essa criança não criará uma consciência de causalidade, de causa-consequência de seus atos. E a tendência é chegar à vida adulta achando que é sempre uma vítima de portas "plantadas" no seu caminho.

Quantas vezes presenciei esse tipo de atitude em adultos, que encaram os outros como "portas", projetando as causas de todos os seus infortúnios fora de si, esquecendo-se de olhar para trás. Se assim fizessem, veriam que o que muitas vezes achavam que era uma provocação, um ataque era, na verdade, uma reação a algo que eles mesmos haviam feito.
Claro que há gente que gera problemas "gratuitamente", prejudicando os outros, mas não é disso que falo aqui.
Falo de atitudes que geram reações, nem sempre imediatas, e que, não sendo vistas em sua plenitude, causam terríveis reações (e em cadeia).
Lei de ação e reação - natural e imutável - jogue uma bola numa parede. Ela baterá e retornará em sua direção.
Hoje, especialmente, vejo homenagens às vítimas do atentado de 11 de setembro, em Nova York. Os americanos estão sendo apontados como "as maiores vítimas do mundo".
Não consigo engolir isso.
Realmente, as pessoas que estavam naquelas torres, naqueles aviões, morreram de forma terrível.
Porém... pouco se olha para o passado para entender o que está por trás daquele ataque...
Quem armou os terroristas, quem os incentivou, apoiou e deu formação, anos e anos a fio, antes desse atentado, foram os próprios americanos.
Esses mesmos americanos vêm dizimando (ou ajudando a dizimar), há anos, populações ou grupos - em nome de interesses políticos e econômicos. Patrocinaram atos terroristas e golpes de estado que também  vitimaram muita gente inocente.
Espera-se que todos digam "porta feia, islâmicos feios, terroristas malditos...", mas quem foi que instalou essa "porta" no próprio caminho?
Sou contra a violência, contra o terrorismo Foi triste ver tanta dor e sofrimento. De verdade. Mas me nego a ajudar a transformar os americanos em mártires.
Eu me nego a dizer "porta feia" junto com eles e com outros tantos desmemoriados por esse mundo afora.
Eu simplesmente me nego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário