quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CANSAÇO DE GENTE

A origem
Aprendi essa expressão com um amigo queridíssimo, grande escritor e roteirista de Brasília: José Ricardo Moreira. Ele um dia me disse estar sentindo um certo "cansaço de gente" [ocasionado por um acúmulo de chateações e frustrações provocadas por terceiros].
Roubei descaradamente a expressão que ele criou e atribuí níveis a ela, para possibilitar uma classificação de "perigo potencial". Uso sempre, e aviso em que nível estou para que amigos e familiares possam se organizar e agir de acordo com suas consciências: ou saem de perto ou me dão um abraço, uma palavra amiga, um mimo ou até mesmo uma taça de vinho!
Crédito da imagem: br.freepik.com

A classificação
Existem pessoas (parentes, conhecidos, "amigos", colegas de trabalho, cônjuges, filhos, estranhos...) que provocam em nós desânimo, irritação ou fúria, dependendo de suas palavras e atitudes. Quando ficamos "de saco cheio" da raça humana, seja por conta de acúmulo de sapos engolidos, injustiças vistas e sofridas ou de problemas que os outros nos causam, vem o cansaço de gente. Há 5 níveis para esse cansaço que são um termômetro do quanto estamos a ponto de cometer um crime:
  • Cansaço de gente nível I: frustração virando irritação...
  • Cansaço de gente nível II: é melhor fingir que não ouvi o que essa pessoa acabou de dizer (ou fingir que não vi o que essa pessoa fez), senão terei de agir...
  • Cansaço de gente nível III: É melhor você(s) sair(em) da minha frente.... Não falo mais, só grito. Ainda consigo controlar meus impulsos.
  • Cansaço de gente nível IV: Não ouço mais nada. Não vejo mais nada. Minhas mãos tremem. Meu cérebro está fervendo e quero acabar com a raça de quem me torrou a paciência (é melhor esconder as facas e os objetos pontiagudos). Só falta aquela gotinha pra transbordar o copo.
  • Cansaço de gente nível V: O copo transbordou! A cobra vai fumar, o bicho vai pegar... Tropa de elite é pouco... Sai da minha frente agora mesmo, senão vai sobrar pra você também! [Esse nível predispõe a mariticídios (matar o marido), uroxicídios (matar a esposa), fraticídios (matar os irmãos) e outros "cídios"...
Um filme que ilustra muito bem esse evento, transtorno, distúrbio (chamem como preferirem) é Um dia de fúria, com Michael Douglas.
Salvo casos de francoatiradores que demonstram desequilíbrios patológicos, as pessoas acometidas de Cansaço de gente são normais, pacatas, mães e pais de família que, levadas ao limite devido a não conseguirem mais engolir as provocações, burradas, sandices, estripulias, ações egoístas etc., etc., etc. de seus pares (ou ímpares), podem surtar e fazer o que jamais haviam pensado em fazer...

Um comentário:

  1. de fato, as pessoas cansam muito. Principalmente aquelas que te usam para atingir outros, ou simplesmente te usa como se fossemos objetos inanimados.

    ResponderExcluir