terça-feira, 10 de julho de 2012

Recado da chuva...

"Amigos são anjos na terra..." Não me lembro de quem é a frase, mas ela é verdadeiríssima!
Minha amiga [quase irmã], Lúcia Munis, é professora e uma grande fã do meu trabalho.
Foi graças a ela que vivi um dos momentos mais marcantes como escritora, no dia em que visitei a escola em que ela fundou uma sala e um clube de leitura.
Estive com Lucinha há poucos dias e ouvi um relato que me emocionou.
Ela programou a leitura do livro "Recado da chuva" (Editora Vida & Consciência) com turmas de 3o ano. Mas a leitura só aconteceria num dia de chuva. A classe acompanhou a previsão do tempo durante dias até que, finalmente, a previsão anunciou uma terça-feira chuvosa.
São Pedro, camarada, seguiu a programação e a chuva desabou sobre a cidade de São Paulo.
 Lucinha providenciou bolinhos de chuva, chá, e foi para a escola.
As crianças estavam em polvorosa. Conversaram sobre a chuva, foram até a janela para sentir a chuva, mas olhares e gestos pediam história.
Livro em mãos, Lucinha começou a leitura.
Professora e alunos se emocionaram. [Imaginem, então, a escritora, enquanto ouvia a narrativa!]
As crianças comeram os bolinhos e falaram sobre os sentimentos que a chuva faz aflorar.
Depois foi a vez dos professores. Dupla emoção!
Resultado: Agora o livro tem fila de espera para ser lido, tanto por alunos quanto por professores!!!
O que posso dizer a essa criatura, que divulga a literatura e o meu trabalho, senão OBRIGADA?
É por conta de professoras como ela que pessoas como eu podem se dizer escritoras.
É por conta de professoras como ela que acredito no poder da mudança.
É por conta de professoras como ela que continuo escrevendo.
É por conta de professoras como Lucinha que tenho fé na educação...

OBRIGADA!

2 comentários:

  1. Celinha, comentei sobre o seu trabalho com uma estagiária de pedagogia, mostrei seus livros e ao final entrei no seu blog para que ela pudesse conhecer mais sobre você. Quanta emoção, você fez mes olhos vazarem quando li esta postagem. Não havia lido ainda estas palavras tão belas, muito obrigada, você mora no meu coração. Porém não se esqueça que a sua obra fala ao coração das pessoas, sua obra é carregada de humanidade, de verdade, de amor...

    mil beijos
    Lulubela.

    ResponderExcluir
  2. Lu, é recíproco!
    Eu sempre digo que um escritor nasce de verdade quando o que ele escreve é lido. Você e seus alunos me fizeram renascer como escritora.
    Bjs e OBRIGADA!

    ResponderExcluir