quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cansaço de gente I, II, III, IV...

Há dias, ou melhor, semanas, em que o universo parece conspirar para testar o nosso limite.
Uma sucessão de fatos, totalmente alheios à minha vontade e controle, está conseguindo me fazer perder a fé na humanidade.
[Pior, estou questionando minhas crenças a ponto de pensar em me tornar cética, ateia. Quem não acredita em nada sofre menos, pois não alimenta esperança alguma.]
Uma amiga me disse uma vez, baseada em Drummond, que queria ser um carro de bois, para em vez de esperança, ter rodas...
Nem adianta perguntar o que houve. Eu me nego terminantemente a dizer. Isso significaria reviver coisas que não quero reviver.
Quero esquecer.
Quero esquecer os hotentotes surdos - neandertais que ameaçam a integridade das pessoas - e seus defensores.
Quero esquecer as pseudo-educadoras e gestoras de uma certa DRE de uma certa cidade que não têm a menor noção do que seja ética e bom senso.
Quero esquecer as coordenadoras dessa DRE que me convidaram para participar de um congresso, insistiram mas na hora H mudaram de ideia, me tratando com descaso e me deixando em prejuízo financeiro e moral.
Quero esquecer os bandidos que usam a inteligência para aplicar golpes nos outros.
Quero esquecer amigos da onça que usam as pessoas em benefício próprio e não as socorrem quando elas precisam, pois eles estão cheios de problemas.
Quero esquecer as companhias aéreas que descaradamente roubam o dinheiro dos incautos e se escondem atrás de contratos leoninos, se esquivando de devolver o dinheiro.
Quero esquecer os responsáveis pela compra de livros de uma certa instituição, que demoram meses para efetivar os negócios e deixam o coração de escritores e editores na mão, e que depois cobram propina para agilizar as coisas.
Quero esquecer os jurados de algumas premiações, que não conseguem avaliar criteriosamente os livros (seja por incompetência, seja por falta de tempo, seja por pressão) e acabam prejudicando quem realmente merecia ser premiado.
Quero esquecer transtornos e doenças que transformam entes queridos em seres desconhecidos.
Quero esquecer gente de ego aumentado e de inteligência minúscula, gente medíocre, gente arrogante.
Quero esquecer...
Tô cansada dessa gente que não parece ser gente.
Cansada de tomar na cabeça.
Cansada demais...
Cansada.

Um comentário:

  1. Olá Célia,

    Fantástica sua observação. Crianças são criaturas especiais.
    Pena que crescem.........

    Clóvis

    ResponderExcluir