quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O universo NERD / GEEK

Já se foi a época em que gostar com intensidade de ficção científica, computação, filmes antigos, Física, Matemática, xadrez e outros quetais era sinônimo de esquisitice. Muitos dos "esquisitos" de ontem são empresários bem sucedidos hoje. Os NERDS, ridicularizados em filmes, músicas e livros, ganharam status, são festejados, têm séries de TV e reality shows. Encantam e inspiram novas gerações.
O mundo evoluiu (ainda bem!).
Hoje, ser NERD (ou GEEK) está na moda.
Assumo que quando eu era adolescente, tinha gostos diferentes das demais jovens da minha idade. Não era nem um pouco apaixonada por Física, Matemática, xadrez, por isso nunca me considerei "nerd" (achava que somente os gênios das exatas recebiam essa denominação). Em compensação, era doida por ficção científica e ufologia.
Adorava Startrek (Jornada nas estrelas), Perdidos no espaço, Viagem ao fundo do mar, Túnel do tempo, Battlestar Galactica, Patrulha estelar, entre outras séries e filmes.
Lia Júlio Verne, H. G. Wells, Isaac Asimov...
Cresci. Desenvolvi outros interesses, segui por alguns caminhos mais convencionais, outros mais alternativos, e nunca deixei de gostar daquele mundo de "esquisitices" (como os mais tradicionais costumavam chamar).
Com o tempo e a maturidade, deixei definitivamente de me importar com a opinião dos outros. Resgatei antigos sonhos, antigos gostos e prazeres da infância e da adolescência.
Coroando essa fase "em busca da felicidade em pequenas coisas", fui premiada com uma participação em uma convenção trekker, em Curitiba, junto com meu grupo de dança. Cada dançarina tinha de se caracterizar de acordo com uma raça alienígena do universo Startrek. Escolhi ser uma andoriana.
Fiz uma pesquisa para conhecer a cultura e a aparência dos andorianos e comecei a fazer minha caracterização. O resultado, vocês podem conferir a seguir:

[Fotos de Mariáh Voltaire, Helaine Marques, Cissa, Joel Strapassion e Bety Damballah]
Andoriana - alienígena do planeta Andor. Suas antenas são também seus ouvidos. Sua pele é azul devido à alta concentração de cobalto em seu planeta natal.

Quando minhas colegas e eu saímos na rua, a caminho do teatro, as pessoas olhavam e se espantavam. Algumas fugiam. Quando me viram, alguns transeuntes exclamaram: Smurfete! ou Avatar! ou, ainda, Shrek! [Vale lembrar que o Shrek é verde].
Um pregador de rua foi nos seguindo até o teatro, inconformado com nossa aparência. Quando chegou lá e se deparou com outros tantos alienígenas e pessoas vestidas como seus personagens favoritos de filmes de ficção, o homem estancou, calou-se, olhou tudo ao redor, deu meia volta e saiu. (Eu adoraria saber o que se passou naquela cabeça naquele instante.)
Fizemos nossa apresentação - elogiadíssima por sinal -, tiramos muuuuuuuitas fotos, conhecemos gente interessante, curiosa, inteligente, pra cima, sem medo de fazer o que gosta...
Ah! E ainda faturei o terceiro lugar no concurso de cosplay!
O melhor de tudo, no entanto, foi estar em contato estreito com meu lado criança e com o lado criança de várias pessoas.
A gente cresce, é verdade, tem responsabilidades, ocupações, problemas... mas não deveria perder o encanto que a infância oferece e a esperança de que em algum lugar, seja dentro ou fora de nós, existe um mundo onde todos são bem-vindos, são diferentes, sim  - e têm  DIREITO DE EXISTIR ASSIM MESMO - e, principalmente, têm o direito de serem o que quiserem ser, como quiserem ser, do jeito que quiserem ser ou que dão conta de ser...  sem serem julgados, condenados e ridicularizados por isso.
Vida longa e próspera!

Já viu ET mais meiga que essa?

Dançando no Cabaret Trekker

Grupo Damballah, ou melhor, Trekker Girls!
Olá! Já não conheço você de algum quadrante?
Não mexa com uma andoriana e uma romulana!
Escrava de Órion, Denobulana, Andoriana, Borg, Cardassiana... Isso é que é diversidade intergalática!
Duas andorianas (a da direita é uma rara andoriana de cabelos negros.)


PARA VER MAIS FOTOS E OS VÍDEOS DESSA CONVENÇÃO STARTREK (agosto de 2011), ACESSE:
www.jornadanasestrelas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário