quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ilha Grande pós-deslizamento (2)

O mergulhador Big Paul (irmão desta blogueira) escreveu uma mensagem de agradecimento a todos os que se envolveram na ação de ajuda aos necessitados de Ilha Grande. Ela foi postada no site Dive Net e ele me pediu que postasse aqui no blog. Faço com o maior prazer, pois vale a pena ler e saber que há anjos da guarda nesse mundo...
"Salve dive amigos...tudo certinho?
Os participantes da dive net deram um show de civilidade, cidadania e espírito de coletividade no inicio deste ano de 2010, que será lembrado por todos com muito carinho e orgulho.
Para mim, pessoalmente esta estória começa no final de novembro de 2009, quando os nossos planos familiares de passar o reveillon em Angra e região começaram a dar errado, pelos mais diversos motivos, simplesmente não conseguimos ir até lá.
Tentei por várias vezes fazer reservas para lá, incluindo a Pousada Sankay, e não conseguimos vaga.
Acabei dizendo a mim mesmo: “Acho que não é para sair de Sampa”, então programei um churrasco em casa na noite da virada, com a família e uns amigos.
Como sobrou muita carne, emendamos mais um churrasco no dia seguinte (01/01/2010), para acabar com o estoque da virada.
Quando os tios da minha esposa chegaram com a notícia do ocorrido em Angra e Ilha Grande, reinou um incomodo silêncio, eu e minha esposa trocamos olhares silenciosos e significativos por um longo momento.
Acompanhamos através da mídia eletrônica as notícias que chegavam de forma intensa e fomos compreendendo o tamanho da tragédia que se abateu sobre a região.
Como ajudar? O que poderíamos fazer? Começamos a separar roupas e mantimentos para enviar e nos perguntamos como, onde, quando e para quem?
Na dive-net as pessoas começavam a voltar às suas rotinas e as mensagens de boas festas, passaram a tratar do ocorrido na região de Angra. No dia 02/01/2010 li um e-mail do AKA, dando a idéia de nos movimentarmos como lista, oferecendo a casa dele no Rio para receber donativos e doações e nos instando a fazer o mesmo por aqui e no resto do país.
Abracei a idéia, que foi também abraçada pelo Paulo Amorim, coordenador da lista dive-net e pelo nosso colega Roberto Araújo da Conexão Mergulho, que colocou suas intalações para receber doações e a pick-up à disposição para levar até Angra as mesmas, além de informar do nosso movimento na mídia eletrônica.
Isso começa a se concretizar fisicamente no dia 03/10/2010, com ambos os endereços já recebendo as primeiras doações em mantimentos e roupas além de dinheiro que foi colocado diretamente na conta corrente do Paulo Amorim.
Neste mesmo dia recebo uma chamada do Marcio, do Luz do Dia, de que a rede Nextell, a única que funcionava ainda a contento, estava congestionada e dificultava até a ação da defesa civil que usava os radinhos para arregimentar e reunir os colaboradores, voluntários e sendo usada também pela maior parte dos policiais civis, militares, federais e até pelo corpo de bombeiros, para passar relatórios, solicitar ajuda, material e pessoal.
Contatado via celular, nosso colega Ricardo Coelho, que é consultor de informática na Nextell, conseguiu nos colocar em contato com as gerências de sistemas da citada operadora e as áreas atingidas, que então foram informadas às gerências, receberam a atenção necessária e puderam operar em capacidade máxima, o que se mantém até esta data e muito tem facilitado o trabalho das equipes envolvidas nos resgates e na distribuição de ajudas as mais diversas.
No dia 04/10/2010, começaram os contatos mais intensos para agilizar e focar nossos esforços naquilo que representava o assunto mais grave nas comunidades mais distantes de Ilha Grande, a falta de água potável, velas e fósforos, conforme os relatos do pessoal do Acaiá Dive Center iam chegando até nós.
Intensa troca de telefonemas entre os coordenadores, colocação de e-mails na lista, todos lendo, participando e o quadro foi se firmando e delineando uma ajuda intensa, imensa e rápida, para a grata surpresa de todos.
Foi nesta data que tivemos a confirmação da doação do frete de um caminhão até Angra. Que foi fechado um preço muito bom para as águas potáveis, foi quando soubemos que o pessoal do Rio de Janeiro havia conseguido 15.000 pastilhas de purificadores de água, além de mantimentos, roupas e outros utensílios, bem como um caminhão da Eletronuclear para levar o que fosse arrecadado lá para Angra.
Feito o pagamento no dia 05/01/2010, marcamos para a primeira hora do dia 06/01/2010 o carregamento e envio de tudo o que foi arrecadado, e as doações continuavam a chegar.
As 07:00 h o caminhão estava na fonte Sonja (pronuncia-se Sonia), e cinco pessoas carregaram 7.344 litros de água potável em garrafas de 510 ml, além disso uma quantidade grande de alimentos, velas, fósforos, lanternas, e mais de 550 peças de roupas, além de 5 colchões, foram embarcados.
Tivemos a ajuda direta do Roberto Araújo, que veio com a pick-up lotada de donativos recebidos e nos ajudou a carregar o caminhão que seguiu para Angra, com exatos 8.563 kg de ajuda, carinho, solidariedade, força, confiança, fé e união.
Uma pessoa me telefonou dois dias antes e deu uma caixa de mantimentos. Quando essa senhora chegou para a entrega ela olhou para mim, para a caixa e disse, isto é tão pouco, e abriu e fechou os braços por várias vezes como que se desculpando...
Olhei bem para ela e perguntei se as águas têm força quando represadas, e ela rapidamente respondeu que sim, então perguntei a ela do que é feita a água que está represada? Ela vacilou um pouco, não sabia bem o que responder então a ajudei a lembrar de que a água é composta por moléculas... pequenas moléculas de água H2O, apenas isso e que a união destas moléculas fazem uma represa.
O sorriso dela me encanta até hoje, como espero que encante a cada um de vocês.
Hoje me dei conta do trabalho realizado por todos do grupo, suas ações individuais, suas decisões, seus sentimentos que materializaram-se em 8.563 kg de ajuda humanitária.
No dia do carregamento do caminhão, eu acordei mais cedo do que de que costume e no silêncio da casa, fui correndo os meus olhos sobre os corpos ainda adormecidos de minha esposa, filhas, da cachorrinha, olhando todas as coisas que nos são familiares em seus lugares de sempre (incluindo a bagunça que a minha casa tem). Só pude agradecer por estarmos todos bem, com saúde e com a oportunidade de poder ser útil, um instrumento para canalizar uma vontade imensa de muitas pessoas (centenas e centenas delas), que abraçaram uma idéia, transformaram em um ideal e deixaram um recado maravilhoso a todos que receberam esse carinho e atenção na forma de materiais básicos.
A coordenação via Nextell, proporcionou um timing rápido e eficiente, para que tanto caminhão como o barco Luciana IV, se encontrassem no momento certo e tudo fosse passado a bordo de forma rápida e segura.
O apoio de todos lá em Angra, Thiago, Marcio, Bola, Verônica, Mica, Boneschi, enfim, tantos que nem o nome eu sei, mas que ajudaram a coroar essa operação de ajuda para que fosse um sucesso.
E reuniram-se os homens de boa vontade e fizeram o maná florescer de formas as mais variadas.
Em um Natal onde enterrei um tio querido, vi o sofrimento de muitos pela mídia em locais que sempre me trouxeram a possibilidade do recarregar as energias, toda essa operação trouxe muito cansaço físico e um pouco mental.
Trouxe também algo que eu não consegui sentir nos dias 24 e 25 /dez/2009, o espírito do Natal, que fala de solidariedade, fraternidade, paz, amor, alegria.
Estou aqui ainda pensando, quem será que foi ajudado neste evento? Tenho a certeza de que recebi muito mais de cada um de vocês, seus exemplos e atitudes do que o pouco que fiz.
Bem, fica aqui o meu agradecimento a todos da dive-net, aos que ouviram nossos apelos, e os meus desejos e votos de um 2010 com muita saúde, paz, sucesso e mais do que nunca... Águas claras e bons mergulhos...sempre.
Big Paul"

Nenhum comentário:

Postar um comentário