sexta-feira, 4 de junho de 2010

A maldição do Dia dos Namorados...

Não há data que entristeça mais uma pessoa sozinha e carente, seja solteira, divorciada, viúva, abandonada, traída, etc., etc... do que o Dia dos Namorados.
Criado para dar um "up" nas vendas e ajudar o comércio num período de entressafra (entre o Dia das Mães e o Dia dos Pais), esse dia não faz sentido para quem está só. E, vamos ser honestos(as), não faz o menor sentido também para quem tem um cobertor de orelha MAS se sente pressionado e obrigado a comprar presente, levar pra jantar, dançar, ir a motel, enfim, viver um momento "casal perfeito" e se tornar o par romântico ideal por um dia ou uma noite.
OK, sei que há casais que curtem muito a data, mas certamente devem curtir os demais dias do mês [e do ano] juntos. Num relacionamento equilibrado e saudável não é preciso esperar um dia no ano para demonstrar o que sentem.
O Valentine's Day americano (14 de fevereiro) tem um aspecto mais democrático: as pessoas enviam cartões e bombons para quem eles gostam, seja pai, mãe, irmão, irmã, avô, avó, amigo, amiga, namorado, namorada, professor, professora... Ufa! Ou seja, Ter um Valentine é ter alguém com quem você se importa e não necessariamente alguém com quem você se relaciona sexualmente. Isso não acontece por aqui. Uma pena, realmente. O comércio faturaria muito mais se ajudasse a ampliar o conceito, não é mesmo?
Quantas vezes presenciei amigas entrando na maior furada só pra não ficar sozinhas nesse dia! E perdi a conta de quanta gente "mal namorada, mal noivada e mal casada", mal amada e infeliz  prefere viver uma mentira a encarar a solidão. É... não é nada fácil, principalmente quando seus hormônios andam fervendo no sangue.
Já ouvi gente dizer: "Quero dormir no dia 11 de junho e só acordar no dia 13. Pois eu tenho uma sugestão melhor: reúna um grupo de amigos e amigas solteiros e vá dançar no dia 12 de junho. Entorte os joelhos de tanto pular, mas saia da fossa! Ou junte uma galera na casa de alguém, faça um churrasco, um fondue, uma sopa, uma feijoada, um bufê de sorvetes, uma galinhada, uma peixada, uma dobradinha... o que der e puder! Ou, ainda, faça uma maratona de filmes -- de ação, de suspense, de comédia, de terror, de animação... e, se for um pouco masoquista, por que não? ROMANCES bem açucarados, pra suspirar bastante. O bom é que você não vai sofrer sozinho(a).
Sei exatamente como os solitários se sentem e, olhando para trás, não sinto saudade dos dias dos namorados que passei infeliz, mesmo tendo um parceiro (que achava a maior besteira comemorar a data). Descobri que sou a melhor companhia para mim mesma e que nunca mais darei a ninguém o poder de tornar a minha vida um inferno. Nesse caso, as palavras da minha avó são certeiras e verdadeiras: "Antes só que mal acompanhada!"

No próximo dia 12 não ficarei só. Vou dançar com minhas Valentinas e meus Valentinos... Você está convidado(a):
WON'T YOU BE MY VALENTINE?
Quer ser meu Valentino? / Quer ser minha Valentina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário