sexta-feira, 18 de junho de 2010

O prazer de comer

Assisti ao filme Julie & Júlia. Uma graça! Digestivo! Ver aqueles pratos sendo feitos com toneladas de manteiga e creme me encheu os olhos (e a boca... de água!)
Como sou de digerir tudo o que vejo, assisto e leio, fiquei matutando sobre muitas coisas.
Comer é um dos principais prazeres humanos (e está intimamente ligado à sobrevivência da espécie). Fazer as refeições com pessoas de quem se gosta tornam esse ato ainda mais prazeroso. Comer pratos elaborados com cuidado e bons ingredientes, então, nem se fala!
Por que, raios, há um efeito colateral tão perverso atrelado a comer determinadas coisas? Estou espantada com a quantidade de amigos e amigas que desenvolveram intolerância a lactose, glúten, glicose... Pessoas que não tinham problema algum agora estão tendo de fazer dietas rigorosas. Desde crianças até idosos.
O que está acontecendo? Alguém sabe explicar?
Seria o estresse? O sedentarismo? Os conservantes, acidulantes e outros compostos que são colocados nos alimentos processados?
Seríamos nós, humanos, que estamos mudando nosso metabolismo por conta de insurreições contra a natureza?
O fato é: o prazer de comer está ficando comprometido. Comemos com culpa, o tempo todo: não coma manteiga e ovos por conta do colesterol. Não coma açúcar porque engorda (e provoca dumping nos gastroplastados), não coma fritura, nem carboidratos simples ricos em glúten, pois fazem mal, não coma embutidos, evite laticínios, não beba, diminua o sal...
O que nos resta? Salada? Sim... Mas cuidado com os pesticidas. Coma somente alimentos orgânicos!
Meu antigo lema: "Preserve o verde... Não coma salada", foi por água abaixo.
Comentei com um amigo que o jeito seria nos alimentarmos de luz, e mandei a ele o link do site de um grupo de pessoas que dizem se alimentar apenas de luz.
Ele me respondeu: "Acessei o site. Está inativo desde 2001. Minha conclusão é que morreram todos de fome!"
Pois é...
Ai... agora me bateu uma fome danada. Como sei que "o que não mata engorda", vou me atracar com o primeiro prato gostoso e calórico que piscar para mim. Já que continuo comendo o que não devo e estou viva, adivinhem só o que está acontecendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário