terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Hoje ganhei flores pelo Dia Internacional da Mulher. Um buquê lindo. Havia até esquecido da data, pois há tempos não celebrava esse dia. Explico: ao longo dos anos, percebi que datas específicas para esse ou aquele grupo são uma forma de manter e perpetuar as diferenças (além de incentivar o consumo e fazer o comércio aumentar as vendas). Mulheres possuem um dia especial, assim como indígenas, negros, idosos, crianças... É preciso instituir uma data especial para lembrar que essas pessoas existem e têm direitos iguais aos demais? Em minha opinião, seria muito mais adequado investir em ações reais que combatessem e eliminassem os preconceitos contra esses grupos e as desigualdades a que estão submetidos.
A Europa está longe de ser o paraíso na terra, mas uma coisa eu tenho de reconhecer: está à frente em vários pontos. Respeito ao idoso e acessibilidade é um deles. Sou constantemente atropelada por idosos em seus andadores ou carrinhos motorizados - entrando e saido de lojas, guiando pelas calçadas - na maior independência. Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção também têm infra-estrutura para ir e vir, seja nas ruas, nos ônibus, calçadas, parques, edifícios.
Já as mulheres... Essas continuam sendo vítimas da violência e de exploração sexual, profissional, etc., etc.
São uma das maiores forças de trabalho, mas continuam ganhando menos que os homens.
Sei que houve avanços e conquistas importantes, graças a tantas mulheres que lutaram e deram a vida para conseguir igualdade de direitos - como aquelas trabalhadoras que foram queimadas na fábrica em que trabalhavam, no dia 8 de março, porque reivindicavam condições mais dignas de trabalho - razão pela qual o dia Internacional da Mulher é celebrado nessa data.
Porém, precisamos de mais do que receber os parabéns em um dia do ano e, nos demais 364/5 dias, continuar "ralando". Precisamos de igualdade de fato, e não no papel, para que não seja mais necessário instituir um dia para lembrar do quanto ainda temos de lutar para que o mundo seja um lugar justo para todos, de verdade.
De qualquer forma, receber as flores foi um momento gostoso do dia. Um gesto de carinho e amizade de quem as deu. Pra mim, transcendeu a simbologia da data. A amizade merece um dia especial para ser perpetuada e incentivada, sem presentes, mas com muita presença.

2 comentários:

  1. Querida Célia!
    Não se trata de uma desculpa o que escrevo, mas aproveitando a oportunidade e pegando carona na sua postagem sobre o dia das mulheres tenho concordância contigo em gênero, número e grau no tocante ao dia especial.
    Quando comemoramos um dia apartado dos demais 364/365 do ano, significa que aquele é o dia e dos demais já não pertencem aquela classe.
    Assim sendo, para não ser prolixo, não é o fato de não ter lembrado do dia das Mulheres, mas sim por respeitar as Mulheres em todos os dias do ano é que deixei de levar flores para minha esposa.
    Um esquecimento proposital desde 2005 se o fizesse agora ficaria até ruim, não acha?
    Portanto, para não passar em branco, propositalmente fiquei com ela o dia inteirinho, só para lembrar-lhe que Mulher é sinônimo de Paciência, Amor, Dedicação, Abnegação, e demais adjetivos que possam fazer a boa classificação.
    A vocês mulheres dos outros 364/365 dias do ano de 2011 e demais vindouros, o meu mais profundo respeito e admiração por um gênero que só tem que ser exaltado pelas qualidades, e esquecidos seus defeitos.
    Um Beijo a Você Célia, representante das Mulheres Brasileiras no Além Mar.
    Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Grande Clóvis! Sempre presente com sua inteligência e erudição! Saudade... Bjs,

    ResponderExcluir