quinta-feira, 18 de março de 2010

Pai dengoso e receita de repelente caseiro

Meu pai teve febre alta, tremedeira e mal estar. Suspeita de dengue. Minha mãe, assustada, passou mal. Foram os dois para o Hospital, levados pelo "santo expedito da família", meu irmão Paulo (ou Lindão). Por sorte, o Lindão não tem problemas cardíacos.
Um pai no hospital, ou uma mãe, é passável, mas os dois ao mesmo tempo? Brinquei com eles: atendimento por atacado dá desconto? Não riram.
Os exames do Sr. Francisco (meu pai), mostraram que não foi a dengue que o derrubou, e sim uma virose oportunista. A dengue o atacou, sim, mas foi tão light que ele nem percebeu. Valeu ter nascido em Salinópolis, ter comido muito peixe fresco, ter tomado muito açaí na cuia e ter nadado em rios de água limpa. Cresceu forte e sadio. Deus te abençoe, pai! Mesmo "dengoso" você foi incrível!
Mas nem todos têm a sorte de ter uma saúde como a do Sr. Francisco. Então, posto aqui uma receita caseira de repelente contra o Aedes aegypti (e contra outros mosquitos também), enviada por minha diligente prima Mônica. Como dizia a vovó Rosa: "É melhor prevenir do que remediar"...

Repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti
[Ioshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica]

* 1/2 litro de álcool;
* 1 pacote de cravo da Índia (10 gramas);
* 1 vidro de óleo corporal (100 ml)

Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando, cedo e de tarde; depois coloque o óleo corporal (pode ser de nenê, de amêndoas, de camomila, de erva-doce, de aloe vera etc.).

Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo onde você estiver!

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue e, assim, ele não consegue maturar seus ovos, o que vai diminuindo a proliferação dos mosquitos na região.

A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Se fizer isso organizadamente, desaparecem todos os mosquitos por inanição!


Mais informações sobre prevenção e tratamento da dengue podem ser encontradas no site:
http://plantarecultivar.blogspot.com/2009/09/dengue-prevencao-e-tratamentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário