domingo, 27 de junho de 2010

Dançar e respirar

Fui assistir a uma apresentação de meu grupo de dança tribal urbana, o Damballah. Estou afastada há mais de um ano dos palcos por conta de dolorosíssimas lesões triplas nos dois joelhos (consequência da obesidade mórbida no passado e do esforço com a dança, principalmente a indiana).
Eu ainda me emociono ao ver as colegas dançando as coreografias que costumávamos dançar juntas no palco. Também me emociono com as músicas (diferentes, contagiantes, étnicas, sem fronteiras).
A mestra Beth Damballah me deu um cartão do grupo. Há uma foto nele. Eu estou nessa imagem. Perdi o ar quando vi cinco mulheres flutuando no palco do Ópera de Arame, sorrindo. Lembrei do exato instante daquela foto, quando o fotógrafo capturou nossas almas, dois anos atrás. Creio que foi uma das noites mais felizes de minha vida. Noite Mágica. Nem preciso dizer que meus olhos vazaram. Na verdade, minha alma vazou pelos olhos.
Impossível traduzir em palavras o que senti hoje. Mas não me sinto vítima, não. Tudo isso é consequência de meus atos passados e impensados.
Na verdade, sou uma felizarda pois tenho pernas e ando. Tratei mal o meu corpo (principalmente os joelhos). Vou ajudar a natureza da forma que puder. Mais um ano de fisioterapia, talvez colocação de próteses, dieta, o que for preciso.
Preciso dançar novamente pois sinto que a dança me completa. Dançar é como respirar: me enche de algo de que preciso e me renova.  Torçam por mim.

2 comentários:

  1. Afff...
    Logo vc volta, com certeza...

    vc faz falta, muita falta, vc inspira á todas com sua algria e entusiasmo...

    ResponderExcluir
  2. É, Mariáh... Sinto-me incompleta sem minhas amigas-lobas-dançarinas Coloquei o cartão do Damballah em cima do criado-mudo e olho pra ele todas as noites. Cheguei a sonhar que estava dançando com vocês de novo.
    Estou fazendo tratamentos alternativos agora...

    ResponderExcluir