quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um dia pra nunca mais esquecer

O pessoal do Clube de Leitura preparou um
painel com as capas dos meus livros

Por mais que eu envelheça e esqueça das coisas, creio que jamais esquecerei o dia 27 de julho de 2010. Impossível esquecer algo que te aproxima do céu!
Fui visitar a EMEF Elias Shammass, na Cidade Tiradentes (SP) -- cujos alunos leram meus livros (todos eles) -- e conversar com as crianças, os professores e a turma do Clube de Leitura.
A recepção que tive foi digna de estrela de TV!!! Mal saí do carro, ouvi uma voz da janela gritando para dentro da escola: "Ela é bonita!"
Agora entendo o que as celebridades sentem. Mas tenho uma vantagem sobre várias celebridades: meu público! CRIANÇA é tudo de bom e quando ama algo e alguém é amor em estado puro. Fui abraçada, beijada e olhada como se fosse um presente todo especial.
Mal sabiam elas que o grande presente quem recebeu fui eu. Um escritor só existe porque existe quem o leia.
Contando uma história...
Disse a elas: "Vocês são a razão de eu ser escritora. Se vocês não lessem meus livros, eu não estaria aqui." Um menino me disse que pensou que eu não existia de verdade. Lembrei de meu amigo, escritor de primeiríssima linha, José Ricardo Moreira, que foi cutucado por um aluno numa escola e ouviu dele: "Você tá vivo!"
É muito divertido ver como os escritores têm uma aura de isolamento e inatingibilidade. Isso me incomoda. Fiz questão de fazer as crianças me tocarem e disse: "Eu existo, sim, em carne e osso. Mais carne do que osso, por sinal!"
Respondi muitas e muitas perguntas, vi olhinhos brilhantes, curiosos, recebi sorrisos, homenagens, desenhos, cartinhas, bilhetes, carinho, amor, amor, amor, amor... Não consegui me segurar e chorei meeeesmo, de pura emoção.
Os alunos do Clube de Leitura me entrevistaram. Fui filmada. Escrevi mais de 300 autógrafos.
Com a galera do Clube de Leitura e professores
Contei histórias, dancei, enfim... fui por um dia a escritora mais popular e feliz que já existiu. Era como estar na entrega de um prêmio. Lucinha, coordenadora do Clube de Leitura, e Samuel, membro distinto do Clube de Leitura, aprontaram para mim. Ele ajudou a organizar tudo e ciuidou da parte tecnológica, além de fazer um número musical bárbaro. Também pesquisou meu blog em busca de informações e fotos e com elas montou uma apresentação mostrando um pouco da minha vida, minhas viagens, meus sonhos e da minha família (mostrando que sou gente como qualquer outra pessoa) me deixando sem fôlego. Lucinha foi às escondidas em casa e filmou depoimentos dos meus pais. Quando vi os velhinhos, na apresentação, falando da filhota escritora, quase tive um treco.
"Meu Deus", pensava, "eu não sou famosa, nem especial, nem uma escritora de projeção para merecer tantas honrarias". Mas, para eles, eu fui a primeira escritora que pisou naquela escola. Então, para eles, eu era, sim, muito especial.
Impossível contar todas as emoções sentidas e vividas. Teria de escrever muitas postagens para dar uma pálida noção da grandiosidade daquelas pessoas (alunos, professores, coordenadores, diretores, assistentes...) e o trabalho que eles desenvolvem ali, apesar de muitas dificuldades.
Uma das homenagens recebidas
Saí de lá transformada, mexida e assustada com a responsabilidade de escrever e ser lida, de ir a uma escola, contar histórias, mostrar quem sou, falar o que penso, abrir o coração, dar minha opinião sobre assuntos diferentes...
Voltarei a escrever sobre a EMEF Elias Shammass e seus "encantadores de escritores" mais vezes, futuramente. Por ora, só posso dizer que nunca imaginei receber tanto, e com tanta qualidade, num mesmo dia. Por sorte, não sou cardíaca, caso contrário, meus leitores teriam de se contentar com autógrafos psicografados.


5 comentários:

  1. Como você disse "As palavras escapam, são poucas para traduzir um momento tão especial". Essa sua postagem está sendo lida aos poucos, uma sala por vez e estamos divulgando para a escola. Em breve você receberá vários comentários. Aguarde.
    Este dia será inesquecível também para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Celinha

    Nossos alunos ainda estão em estado de euforia pois sua alegria contagiou a todos nós ( alunos, professores, coordenação, direção, equipe de apoio...). No dia seguinte a sua visita à nossa Escola um aluno veio até a Sala de Leitura e pediu uma indicação de livro. Ele nunca havia pego um livro para ler. Perguntei o motivo desta investida no campo das letras e ele me disse que a sua visita e suas palavras estão sendo tão comentadas entre todos os pequenos, e que ele resolveu saber o que pode haver de tão interessante na leitura de um livro. Indiquei um livro para ele e disse que se não gostasse poderia voltar e escolher outro. Ele não voltou. Acredito que tenha gostado do livro. Isto já é uma vitória. Tenho certeza de que sua visita trará muitas mudanças e muitos leitores. A semente foi lançada e a colheita já começou. Parabéns!!! Seu perfil, suas palavras, suas atitudes foram sementes férteis e com certeza haverá uma grande colheita. Os alunos maiores querem assistir a tudo o que aconteceu. Eles dizem que foi um grande evento, o maior, dentro da escola. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu é que agradeço, gente! Vocês estão "enchendo a minha bola" mas nunca devem esquecer que só existo enquanto autora porque vocês me leem e me leram...
    Sou apaixonada por histórias, assim como vocês. Somos parceiros nessa jornada pela literatura. Não sou mais nem menos. Somos igualmente semeadores! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida Amiga e Parceira de Jornada,

    PARABÉNS!!!
    Fiquei muito emocionada com o que você viveu, pela energia contagiante e o carinho que merecidamente recebeu. Sim você é linda por dentro e por fora, do direito e do Av3sso,
    um ser humano ímpar!!!

    Sei como é gostoso receber esse carinho, passei por algo muito parecido em fevereiro em uma escola de Telêmaco Borba, interior do Paraná, foram dias inesquecíveis...

    Como é bom ter uma amiga escritora, muitas vezes é difícil explicar a emoção única que sentimos através dessa jornada.

    Beijos Av3ssos,

    Lígia

    ResponderExcluir
  5. Maninha querida...quantas emoções....

    Eu como um suspeito incondicional, lembrei de muitas passagens de sua vida ainda adolescente, iniciando sua carreira no mundo editorial, lá na Liberdade, é uma história de vida.

    Parabéns Célia, eu posso dizer como uma pálida testemunha, de todo o seu esforço, dedicação, positivismo, firmeza de caráter e muiiiiita dedicação para chegar até aqui.

    Para mim mana é uma honra muito grande nesta encarnação ter tido a oportunidade de poder ser irmão, companheiro de jornada terrestre.

    Carinhoso beijo no seu coraçãozinho lindo

    Mano Paulão, Big Paul, vulgo prícipe Namor

    ResponderExcluir