segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Piquenique vitoriano

Entre uma pastora, Maria Antonieta e sua dama de companhia.
Diferentes tempos e estilos se encontram.
Domingo, dia de frio e sol (Curitiba tem dessas coisas). Em vez de ficar mofando em casa, fui a um Piquenique vitoriano no parque Barreirinha. Assim como os cosplayers, essa tribo gosta de se vestir como personagens reais ou fictícios - só que do século XVIII ou XIX (o limite é até 1920, com variações sobre o tema). Lá também encontrei os Steampunks, os Posers, os Góticos... Gente descolada, artistas, de vanguarda, enfim, pessoas que levam a sério recriar um estilo de época, que curtem livros (no convite, inclusive, havia a solicitação de doação de um romance de época, que seria encaminhado para um hospital, onde voluntários leem para os pacientes). 
Improvisei um traje "eduardiano".
Não fiquei super estilosa?

Foi bárbaro: um lago maravilhoso, um céu bem azul, o verde das plantas, toalhas xadrezes no gramado, pratos de sanduíches, frutas, cestas de vime, taças super estilosas, jarras de estanho e os trajes... Ah! os trajes... simplesmente LINDOS!
Na entrada do parque, encontrei uma rapaziada tomando cerveja e azarando as meninas. Um dos rapazes comentou: "Mais uma maluca". Para ele, quem se veste como no passado e discute literatura pode parecer mesmo maluco. Para mim, maluco é quem passa o domingo bebendo, assistindo TV e jogando fora a saúde e a vida em atividades vazias, massificantes e emburrecedoras. Mas cada um tem o direito de fazer o que quiser com a própria vida. Só não acho que ninguém tem o direito de se posicionar como modelo a ser seguido, "o" correto e desqualificar quem pensa e age de forma diferente.
Bem, o que importa é que foi um domingo delicioso, diferente, conversando com gente inteligente, com outra visão de mundo. O mundo, definitivamente, precisa de mais "malucos" como esses!
Com Bety Damballah, que me apresentou a dança tribal, os Steampunks e os Vitorianos.
Uma mulher de visão e uma amiga mais que querida.

Maria Antonieta não foi decapitada! (E levou 2 horas para ajeitar o cabelo!)



5 comentários:

  1. Fiquei vermelha!!!! Te amo pentelha!!! Lililililiiiiiiiii ....

    ResponderExcluir
  2. Mestra, você é uma pessoa que traz luz e música à vida das pessoas. Você é minha líder loba e nunca mais vou deixar a sua alcateia, viu?

    ResponderExcluir
  3. Se ser louco é viver, sou totalmente pirado!!!
    Adorei te conhecer.
    Você é genial =]
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza foi uma improvisação e tanto, Celia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Carlos. Obrigada Denair. Vocês me honram com a visita e as gentis palavras. Fui pro céu e voltei! LILILILILILILI...

    ResponderExcluir