quarta-feira, 26 de maio de 2010

Golpistas me dão nos nervos!

Hoje fui ver uma amiga que é dona de uma doçaria. [Aliás, se você mora em Curitiba, não deixe de visitar a "Sem açúcar". Delícias sem açúcar para quem é diabético ou apenas quer evitar o açúcar].
Bem, chegando lá, minha amiga estava agitadíssima, quase em pânico. Acabara de receber um telefonema de uma moça de nome Maria Eduarda, funcionária de um cartório de SP, avisando que havia 4 títulos vencidos em nome da doçaria. Se a dívida não fosse paga rapidamente (em uma hora, disse a moça), eles seriam protestados. Atordoada, minha amiga perguntava: Mas... como? Que títulos? Não sei de nada! A moça deu a ela o telefone de um advogado que estava cuidando do caso. Minha amiga ligou para ele. O tal advogado disse que os títulos eram de uma empresa de publicidade de SP e que a assinatura dela havia sido reconhecida nos documentos. Passou a ela o número do processo e recomendou que ela pagasse imediatamente. Achei tudo aquilo muito suspeito. "Isso me cheira a golpe", pensei. Perguntei à minha amiga de que cartório de SP a moça telefonara e pedi a ela que obtivesse a informação pois eu iria averiguar na internet. Fui para o escritório da doçaria e digitei no Google: "Golpe do título protestado". Fiquei surpresa com o resultado. Dezenas de entradas denunciavam o golpe. Os golpistas são tão confiantes (e safados) que usam o mesmo nome da empresa, o mesmo cartório e a mesma tática. Infelizmente, muita gente já caiu nesse golpe e pagou sem ter título nenhum vencido. Chamei minha amiga e mostrei os relatos. Ligamos para o cartório de Curitiba onde ela tem firma e lá recebemos a informação de que não havia sido feita nenhuma consulta à sua assinatura. Nesse ínterim, a golpista ligou de novo. Orientei minha amiga a dizer que o advogado dela estava em SP e que iria pessoalmente ao cartório resolver o problema. A moça se zangou, mostrou-se indignada com a falta de cooperação e relutou em dizer que cartório era, mas acabou dizendo: Primeiro Cartório de protestos... na rua Boa Vista... Peguei o verdadeiro telefone do cartório pela internet (totalmente diferente do que ela havia passado) e ligamos para lá. Nem preciso dizer que não há nem nunca houve nenhuma Maria Eduarda trabalhando lá. A tabeliã que nos atendeu disse que já perdeu a conta do número de pessoas que ligam para lá perguntando por essa Maria Eduarda e que a quadrilha da qual ela faz parte vem aplicando esse golpe há tempos. Os golpistas telefonam, ameaçam e usam de toda a lábia para enganar e lesar os comerciantes. Eu me pergunto: Como é que a polícia não conseguiu prender esse pessoal até agora? [Não conseguiu, não quis ou não pôde?]
Os golpistas obtêm informações sigilosas das empresas, são organizados e não medem esforços para extorquir dinheiro dos incautos. É preciso denunciar esse golpe e alertar as pessoas para não caírem em armadilhas.
Fica aqui o meu alerta: NENHUM CARTÓRIO TELEFONA PARA FAZER COBRANÇAS. A comunicação é sempre feita por carta impressa e registrada, entregue pelo correio no endereço comercial.
Passado o susto, dei um abraço na minha amiga e respiramos aliviadas. Ela é uma mulher extremamente inteligente, mas estava tão envolvida na conversa do falso advogado e da falsa escriturária que nem conseguia raciocinar direito. Essa quadrilha deve ter uma equipe de apoio tremenda por trás. E que mentes intrigantes, que elaboram um plano desses... Fico pensando, cá com os meus botões: se esses golpistas usassem toda a inteligência que possuem em benefício da humanidade, o mundo seria um lugar bem melhor, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário