quinta-feira, 13 de maio de 2010

Homo Mermanus

Já falei várias vezes do meu irmão, Paulo, mais conhecido como BIG PAUL, mergulhador de resgate, ambientalista, empresário e super-herói semiprofissional nas horas de folga.

Ele tem verdadeira paixão pelo mundo submarino e por conta disso já se meteu em muitas aventuras - como a de descobrir um naufrágio (não, não era o Titanic!).

Acompanhado por sua fiel máquina fotográfica (modelo não à prova de água), que ele acondicionava numa supercaixa à prova de água, produziu mais de 9 mil fotos [entre elas algumas do tipo "Eu juro que aqui tinha um peixe..."] e centenas de vídeos, entre eles um que correu o mundo e apareceu até no Youtube (não, não se trata de uma transa animal entre tartarugas de rabo verde - ou será de couro verde?)

Ele dizia que colocava a máquina no modo automático ou S.B.E.P (sou burro e preguiçoso) e ela fazia o serviço. Modéstia dele. Vi muitas das fotos e garanto que são maravilhosas, dignas da National Geographic. Se ele me permitir, postarei algumas para vocês.

Mas o que o torna um ser mais que especial é que Big já salvou vidas debaixo da água, e por conta disso quase perdeu a dele - oficialmente umas 3 vezes (pelo menos que eu saiba). A mais grave foi uma em que a vítima, um mergulhador que havia se sentido mal e caído na água, afundando a uma velocidade assustadora, no desespero de ser resgatado se agarrou a meu irmão - que havia mergulhado como um torpedo teleguiado atrás dele - e soltou o cinto de lastro - algo parecido com o cinto de utilidades do Batman, que serve pra aumentar o peso do mergulhador e não permitir que ele volte à tona muito depressa. [Pois bem, para quem não conhece os perigos de voltar à superfície muito depressa depois de um mergulho em águas profundas, lá vai uma explicação: o nitrogênio que fica acumulado no sangue e nos tecidos pode formar bolhas e causar o chamado "Mal da descompressão", que provoca dor aguda no corpo, vertigem, mal estar. Se as bolhas chegarem aos pulmões, provocam morte por asfixia. É mole?]

Onde eu estava mesmo? Ah! Com o cinto de lastro perdido, os dois mergulhadores subiram feito foguete de festa junina. Meu irmão estava em águas profundas e não poderia ter subido tão rápido. Quando chegou ao barco, já com dores e mal estar, foi recolhido e tratado por um médico, também mergulhador e herói nas horas vagas. Pra ajudar (nada é simples na vida de super-herói do Big), uma tempestade se aproximava e o barco não tinha como levar meu irmão para o local onde havia uma câmara de descompressão. Sorte haver um médico a bordo para improvisar.

Foram horas de terror. Nessa época eu estava estudando na Inglaterra e não sabia de nada. Meu pai me escreveu no dia seguinte dizendo: "Quase perdemos o Big". Congelei. Quando finalmente consegui conversar por telefone com meu irmão, dei uma bronca de leve nele: "Ei, mano, você acha que é Namor, o príncipe submarino?". Ele soltou uma gostosa gargalhada. E desde então o chamo de Namor (um personagem da Marvel dos anos 40. Veja o link para um vídeo no Youtube, no final do post). Para minha alegria, descobri que esse príncipe é um HOMO MERMANUS (será que a tradução poderia ser "o homem que é meu irmão"?). Pois se for, cai com uma luva no Big, porque ele considera todos os seres seus irmãos, daí essa "mania" que ele tem de salvar o planeta, os animais e a raça humana.

Esse meu mano é mesmo um príncipe, um rei, um sereio [como dizia a música do desenho animado: "Ele é o rei dos mares, meio peixe, meio homem (...) dos mares é senhor!"]. É um fofo, um querido e um... maluco... Agora há pouco me ligou dizendo que vai mergulhar no sábado pra estrear a nova câmera. [Com esse frio, mano?] A outra foi perdida num mergulho, em abril, e ele não vê a hora de fazer novas fotos.

Não digo nada se não tem um outro homo mermanus na imensidão azul tirando fotos (com uma máquina perdida) do tipo: "Eu juro que aqui tinha um ser humano!"

Na dúvida sobre esses seres das profundezas, aqui vão fotos do Namor, homo mermanus da Marvel, e do Namor, meu manus Paulo. Vai que um dia você cruza com um deles por aí...

Deixo aqui meu respeito e carinho por todos os mergulhadores - amadores ou profissionais - que arriscam a vida para ajudar os outros, melhorar a qualidade de vida nos oceanos, preservar as espécies e também nos lembrar de que somos um grãozinho de nada neste planeta água.

Te amo, mano... daqui até a mais profunda das profundezas abissais... ida e volta!
Clique aqui para assistir ao vídeo de Namor no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário