sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Europa não é isso tudo

Algumas pessoas são muito deslumbradas quando se fala em Europa. Acham que tudo aqui é lindo, maravilhoso, que todos são educados, cultos, éticos, que tudo funciona, isso e aquilo...
Não é bem assim! Há algumas coisas boas, mas há problemas de todo tipo, em todos os países, com todo tipo de pessoa. E não é tão glamuroso e maravilhoso viver aqui como se imagina por aí.
Talvez para os supermilionários ou os turistas de "final de semana" seja, mas para quem vem trabalhar, em busca de uma vida melhor, as coisas são difíceis, por vezes amargas.
Tenho presenciado e vivido situações que nunca vivi no Brasil. Pra começar: o preconceito e a discriminação aqui são pesados contra estrangeiros.
Viver em uma cultura que não é a sua - e falando uma língua diferente da nativa - afeta a identidade da pessoa. É preciso se adaptar a uma nova realidade e acatar novos parâmetros e valores - que muitas vezes não são harmônicos com nossos próprios parâmetros e valores.
Conheci, em minhas viagens por esse mundo afora, gente de todo canto, de diferentes idades e com diferentes condições financeiras vivendo no exterior. Nenhuma dessas pessoas se sentia completa ou feliz fora de seu país. Sentiam na pele o peso de trocar uma vida por uma ilusão, uma ideia comprada. Vi muita tristeza em seus olhos. E continuo vendo.
Muitas das pessoas que sofrem aqui não querem que seus parentes e amigos saibam o que realmente vivem. Acabam escondendo a verdade e mascarando a realidade. Algumas vezes agem por vergonha, outras por orgulho, falta de opção e, ainda, por medo.
Vocês devem estar me achando um pouco amarga, mas é que cansei de ouvir comentários do tipo: "Fulana tá "nas Europa", é? Que chique! Deve estar tendo um vidão lá". Sabe o que é esse "vidão" para a maioria das pessoas? Trabalhar em empregos que quase nenhum europeu quer, ser tratado como um burro de carga, discriminado, pagar impostos altíssimos e ainda agradecer por ter emprego numa época de grave crise econômica, mesmo que seja "nas Europa".
É preciso repensar essa visão eurocêntrica. Hoje em dia o "velho mundo" está mais para centro dos problemas do mundo. É certo que tem seu peso na história mundial - para o bem e para o mal - e não se pode negar que teve e tem grande influência na forma como se constituiu o pensamento ocidental.
Mesmo assim, não é o melhor lugar para se viver, podem acreditar. (Reparem que falo em viver, não em visitar e conhecer).
Com todos os problemas que enfrentamos no Brasil, ainda é melhor viver na Terra Brasilis do que "nas Europa".

5 comentários:

  1. Célia, concordo com você.
    Um beijo.
    Lourdes.

    ResponderExcluir
  2. Nenhum lugar é melhor para viver do que o nosso país. Sempre digo que tenho muita vontade de visitar a Europa, mas nenhuma vontade de morar nela. Sempre sou criticada por "defender" um país vulgar de terceiro mundo de povo sem cultura, é sempre isso que ouço do Brasil, mas eu sou daqui, tenho cultura e valorizo as riquezas do Brasil, principalmente a língua portuguesa que é riquíssima e o bom r rico prato que nãon encontramso em qualquer lugar do mundo. Para mim quem vai viver na Europa tem muita, mais muita coragem!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também defendo o Brasil, Denair. Há alguns anos, ouvi de um senhor sueco o seguinte: "é preciso dar tempo ao Brasil e aos brasileiros para que a democracia realmente se efetive. São necessárias 5 gerações de democracia para que as coisas entrem nos eixos".
    Creio que ele tem razão. Somos um país jovem, comparado aos dinossauros europeus. Com toda a trajetória de exploração e corrupçaõ do nosso Brasil, até que a gente se sai muito bem, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com voce . Vivo na Alemanha onde denominam " maior potencia do Mundo" e acho um lixo ! Para mim primeiro mundo é Brasil , principalemnte as grandes capitais . Onde as pessoas de classe média vivem muito melhores que aqui . Aqui as pessoas moram mal, comem mal , se vestem mal e acho que os brasileiros é que säao os pobres ! Conheco também vários outros paises aqui e säao piores ! Näo vejo a ora de voltar para o Brasil . Europa é uma furada !!!

    ResponderExcluir