sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Adeus Hastings

“Já está chegando a hora de ir, vim aqui me despedir de vocês...”
Como bem diz a música de Roberto Carlos, é preciso saber dizer adeus e seguir em frente. Mas como é difícil deixar para trás tantas coisas boas e pessoas tão incríveis.
Dizer adeus para meus host brothers & sister foi dificílimo. Chorei muito, abraçada a Sina, que ainda estava convalescendo do rotavírus. Cuidei dela como pude: fiz soro caseiro e canja. Troquei os lençois da cama, que estavam IMUNDOS, por conta da diarréia. A host mother mostrou que de mother não tinha nada. Deixou a menina completamente sem assistência. Sequer foi levar um copo de água para ela, ou perguntar se precisava de ajuda. Frieza britânica ou descaso? Ainda me arrepio quando lembro que ela se negou a emprestar o termômetro porque Sina iria infectar o objeto. Expliquei que bastava limpar com álcool. Ela não emprestou. E a mulher é enfermeira aposentada!!!
Sina foi, por dois meses, a filha que eu nunca tive. E foi uma experiência linda. Adotamo-nos imediatamente. Ela vai para o Brasil em março. Eu prometi que vou para a Alemanha assim que puder.
Quando estava partindo, Sina me deu um pacote e disse para eu abrir apenas quando estivesse longe. Não aguentou me ver ir embora e ficou no quarto, chorando.
Já saindo de Hastings, no carro, abri o pacote. Era um caderno em que ela colou muitas fotos minhas, desde a minha chegada, e com diferentes pessoas. Sina pediu a cada colega que conviveu comigo que escrevesse algo numa página. Depois colou uma foto minha com essa pessoa. Cada um deixou uma mensagem linda e especial. Foi emoção demais. Chorei como nunca havia chorado na vida. Soluçava ao ler as coisas lindas que escreveram para mim.
Disseram que transformei a vida deles.
Mal sabem eles o quanto transformaram a minha vida.
Mal sabem eles o quanto aprendi com cada um, a cada dia.
Meu irmão me escreveu um e-mail dizendo que percebeu uma mudança sutil em mim.
Mano, depois do que vi e vivi essa semana, a sutileza acabou. Definitivamente, sou outra pessoa agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário