quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Starting over again

Tudo na antureza se renova. É possivel recomeçar (to start over again). Assim também é a vida. Gosto de andar a pé pela cidade e apreciar a paisagem, de ver as árvores caducas, os tipos urbanos e de ouvir os diferentes falares que se espalham por aqui.
A diversidade é imensa. Na região em que vivo há, predominantemente, judeus, indianos, paquistaneses, gregos e iranianos. Difícil encontrar um inglês por aqui.
Eu achei que seria confundida facilmente com uma iraniana ou grega, mas não! Acham que sou italiana!!! (Será que é por causa do tamanho dos quadris?)
O casal que me hospeda é intercultural: ele é italiano da Sardenha e ela é metade inglesa, metade escocesa. Eu sou um quarto italiana, um quarto portuguesa, um quarto espanhola e um quarto de origem mista (índio, negro e sei lá mais o quê!). Estou realmente à vontade aqui!

Mas tanta diversidade tem um lado nada glamuroso: para estar aqui, muitos imigrantes passam por poucas e boas. Alguns não se recuperam da saudade de casa e adoecem (homesickness). Vivem isolados e tristes. Não se misturam com a população local, não aprendem a língua com propriedade, não se adaptam... Ou porque não conseguem ou porque não querem.

Triste fato: a maioria vem para cá sonhando ganhar dinheiro para voltar, e acha que a ausência será temporária e breve. Porém, um dia acordam e percebem que se passaram 20, 30 anos e eles agem como se tivessem acabado de chegar. Quando pergunto se gostariam de voltar para sua terra natal, para ter uma vida diferente, a resposta vem rápida: "Oh! Não! Agora é muito tarde para recomeçar"...

Será?



Nenhum comentário:

Postar um comentário