quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Visitas mais que queridas

Quem tem amigos nunca está só. Meus amigos queridos Lourdes e Clóvis estavam em Portugal e resolveram dar uma "esticadinha" pra me ver. Ontem recebi uma mensagem mais ou menos assim: "Estamos em Calais, chegaremos amanhã. Qual é o endereço?" Quase tive um treco. Fazia mais de um ano que eu não via os dois. Moramos no Brasil, mas só conseguimos nos encontrar na Europa. Chique né? Eu diria trágico. A pressa, o trabalho, enfim, a vida que levamos muitas vezes acaba nos afastando do contato com família e amigos. Não deveria ser o contrário? Bem... Deixemos esses questionamentos para depois. Hoje estava na aula quando recebi um SMS. Eles estavam em Hastings, porém perdidos. O GPS deles, carinhosamente apelidado de Catarina, não reconhecia a rua. Saí correndo da sala para pegar um mapa e escrever um roteirinho básico. Katie, uma das professoras, me ajudou. Porém, na hora de escrever a mensagem, eu não conseguia lembrar de várias palavras em português, como por exemplo "cabine telefônica". Escrevi "casa do telefone". DÃÃÃ!
Como as mensagens demoravam, acabamos nos falando por telefone. Eu falando feito um GPS humano, metade em português, metade em inglês. Saí para esperar os dois na frente da escola. Quando vi o carro chegando, que alegria! Abracei Lourdes e... adivinhem só? CHOREI feito uma bezerra desmamada. Minha doce amiga me olhou e disse: "Você deve estar realmente se sentindo sozinha aqui". Não é solidão, Lou. É emoção mesmo! Apresentei os dois para o pessoal da escola, também me atrapalhando com os idiomas. Falava português com os estrangeiros e inglês com os brasileiros. Depois almoçamos num restaurante chinês e passamos a tarde juntos. Fomos até o centro comercial pegar folhetos e mapas para os dois planejarem a viagem pela Inglaterra. Clóvis me deu uma aula sobre arquitetura de igrejas, sobre o porquê de os carros andarem pelo lado esquerdo da rua (a origem perdida tem a ver com o rei Salomão, eu acho!) e sobre um monte de coisas interessantes (é inteligente demais essiminino!). Depois eles partiram para Brighton. Deixaram meu coração mais leve e fizeram meu dia ser mais iluminado. Que delícia! Espero que a Catarina não resolva entrar em greve e faça os dois irem parar na Irlanda!!!

2 comentários:

  1. Um dia para ficar na história. Lourdes e Clóvis

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, minha amiga. Me fez um bem tãããão grande. Só de olhar a foto e lembrar desse dia já me vem um sorriso...

    ResponderExcluir