terça-feira, 13 de outubro de 2009

Frankfurt - primeira impressão

Fui de trem para Frankfurt. Incrível como o serviço é diferente. Ninguém te pede passaporte, nem te passa pelo detector de metais. Ninguém checa a bagagem. NADA. Qualquer terrorista pode viajar de trem pela Europa, tranquilamente, com bombas, pistolas, rifles e, se bobear, até um míssil!
Cheguei na estação central e descobri que meu hotel ficava a uns 35 km de Frankfurt. Os hotéis da cidade estavam lotados. Terei de ir à feira de trem. Como já estou acostumada a andar, não achei tão ruim. O duro é carregar livro pra lá e pra cá.
O problema é: na cidade em que estou, Offenbach, a população não fala inglês. Então, estou me sentindo como meu amigo Tadayuki em Hastings: totalmente órfã! Saí pra comprar um adaptador de tomada. Entrei numa loja (do tipo Leroy Merlin) e fui perguntando a quem passasse: Excuse me sir, I'm a tourist. Do you speak english?
As respostas eram No. Até que um senhor, muito vermelho, ficou gritando comigo: NO. NO. DEUTSCH. DEUTSCH!!! Saí da loja correndo. Voltei para o hotel muito frustrada. Fui pro quarto e chorei de raiva. De que adianta aprender inglês se estou numa terra em que ninguém me entende? Comecei a odiar a Alemanha. Depois pensei: Não é por aí... Ninguém tem culpa. Muito menos o país e a cidade. Vim para cá com um objetivo muito claro: fazer contatos na maior feira do livro da atualidade. E é o que farei amanhã. O resto eu dou um jeito de administrar. E comecei a aprender algumas frases em alemão, para o caso de alguma emergência.

2 comentários:

  1. Celia, querida!
    Adoro ler tuas histórias! Bate uma saudade enorme.
    Mas se tivestes problemas com o Hans, tenho com o blogter ( irmão nada amigável!).
    Continuo atenta, não precisas te preocupar. Andas tão mocinha, ein?
    Andando por aí, sozinha, descobrindo o mundo... será uma experiência inesquecível, tenho certeza.
    Menina, quase esqueci!!!!!
    PARABÉNS pelo Jabuti!!!!!!
    Fiquei super, super, super orgulhosa! Nada como o reconhecimento de um trabalho bem feito.
    Por sorte, muita sorte, tens consciência de todo o teu potencial.
    Deua te abençoes.
    Vê se te cuida, ein?
    Beijos.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Célia!
    Por vários dias não vi suas andanças. Que máximo! Achei tudo maravilhoso. Vc muito mais pois está vivendo na pele. Curta, aproveite,vibre, ria, sorria...Chorar nem vale falar,né?
    E a feira? Conseguiu se comunicar?
    Vou continuar te acompanhando.
    Grande beijo.
    Vera

    ResponderExcluir