domingo, 4 de outubro de 2009

Conhecendo a história da família Silva (I)

Minha avó paterna e sua irmã caçula viveram em Brighton, no início do século XX (190?-1917). Eu sabia pouca coisa: o convento/colégio interno em que elas haviam estudado foi destruído na guerra e se chamava Santíssimo Sacramento (Blessed Sacrament). Pois bem, estive em Brighton, no Centro de Pesquisas, para tentar obter alguma informação sobre o lugar em que elas moraram.
Cheguei lá e perguntei às duas bibliotecárias se elas poderiam me ajudar a encontrar alguma documentação do período em que minha avó esteve lá. O nome completo da escola, enfim, qualquer coisa. Baixaram livros antigos, com nomes de conventos, listas de endereços, listas de imigrantes com sobrenome SILVA, de 1906 a 1920... NADA!!!
De repente, uma delas disse, “Houve um censo aqui em 1911. Deve haver alguma informação lá”. Ela acessou um site específico desse censo e depois de alguns segundos de procura, sorriu e me disse: Acho que encontrei. Quando ela virou o monitor para mim, lá estava: LAURA DA SILVA - FEMALE - BORN IN 1897 IN BRAZIL. Fiquei tão emocionada ao ver o registro da minha avó ali que comecei a chorar. A bibliotecária chorou junto comigo, saiu de trás do balcão e veio me abraçar. Choramos as duas, abraçadas, por alguns segundos. So nice!
Acessei o site e vi, escaneada, a página original do caderno do Censo de 1911, onde estavam os registros de minha avó e de minha tia-avó, Luiza, bem como os dados do colégio.
A outra bibliotecária (que também chorou), foi buscar entre os mais antigos mapas da cidade a localização exata da escola. Quando ela achou e comparou com o mapa atual, viu que muita coisa estava diferente, mas a rua ainda existia. Me deu um sorriso e disse: "Pode ir, mas saiba que está tudo mudado".
Andei quilômetros, morro acima, e achei o lugar. É outro colégio hoje, mas estava fechado. Não pude entrar. Tirei fotos da placa da rua (Walpole Road) e da fachada do colégio.
Senti minha avó comigo! Andei pelas ruas em que ela andou, há cem anos! Foi realmente um dia muito especial. God bless you, Grandma! And thank you very much.

Um comentário:

  1. Que delicia isso Célia!!! Inveja branca de vc [MODE ON] .... LIlilililiiiiii

    ResponderExcluir